Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesRenda FixaRenda fixa sem Fluxo de pagamento
Como cadastrar e aplicar um COE no sistema ?
Como cadastrar e aplicar um COE no sistema ?

Onde e qual a melhor forma de cadastrar uma renda fixa sem fluxo que não tem precificação calculada pelo sistema.

Flavio Paulino avatar
Escrito por Flavio Paulino
Atualizado há mais de uma semana

Os COEs normalmente têm uma precificação com uma "condição para o mesmo período". Esse tipo de ativo e todas as outras Rendas Fixas sem fluxo cujo cálculo do sistema não atende podem ter preços inseridos pelo próprio usuário periodicamente.

1- PARA CADASTRAR O ATIVO.

Rota: Menu Lateral -> Cadastro -> Ativo -> Renda fixa - inserção manual.

Opções de Cálculo

1.1.Tributação: combo com as opções de tributação disponíveis no sistema. Neste cadastro é possível inclusive selecionar a opção de inserir os PUs líquidos também.

Ao selecionar uma opção, aparece do lado direito desta a descrição detalhada do imposto. Campo importantíssimo que será utilizado:

  • para cálculo dos impostos provisionados no extrato;

  • para cálculo dos impostos que ocorrem nos resgates;

1.2. Data de Início: data a partir da qual será permitido inserir os preços em Operações - Renda Fixa - Inserir PUs. Deve obrigatoriamente ser menor ou igual a a data que será lançada em Operações - Renda Fixa - Aplicação - caso contrário, a aplicação pode ficar "Aguardando PU" em Operações - Renda Fixa - Pendências;

1.3. Data de Vencimento: data do vencimento do papel. Vai aparecer no Quadro de Avisos;

1.4. No.Dias Corridos de Carência para Recompra: campo numérico para inserção do número de dias a partir do qual a liquidez / disponibilidade financeira passa a ser diária.

Exemplo: se após uma semana do início, o ativo já tem liquidez, o campo deve ser preenchido com o número "7". Se não há nenhuma carência para negociação, o campo deve ser preenchido com "0" (zero). Se ao contrário, o ativo não pode ser negociado e precisa ser levado ao vencimento, o campo tem que permanecer nulo.

Essa informação é utilizada no gráfico e tabela de disponibilidade financeira no extrato.

Opções de Identificação

1.5. Código: id do ativo no sistema. Não é um campo editável;

1.6 MiniNome: combo que especifica o tipo de Renda Fixa a ser cadastrado. Serve para uma referência no cadastro e concatenação do nome sugerido, podendo ser utilizado em customizações na plataforma exclusiva. Não aparece em nenhum relatório ou extrato;

1.7. Emissor: combo que lista as instituições cadastradas previamente em Cadastro - Instituições. Se a instituição desejada não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Instituições;

1.8 Nome: campo alfanumérico de até 300 caracteres que aparecerá nos extratos, posições e relatórios. É possível editar e colocar o nome que quiser

A sugestão do sistema é uma concatenação do tipo do ativo + emissor + remuneração + "Vencto" + data de vencimento inserida.

Sempre é possível voltar ao nome sugerido clicando sobre o botão "Editar a partir do nome sugerido" do lado direito do campo;

1.9 Estratégia: combo que lista as estratégias cadastradas previamente em Cadastro - Estratégias. Se a estratégia desejada não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Estratégias.

2.0 Risco: combo que lista os riscos cadastrados previamente em Cadastro - Risco. Se o risco desejado não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Riscos.

2.1 Moeda - Qual a moeda que o ativo será utilizado

2.2 Indexador para comparação - Benchmark - Combo que apresenta os indexadores disponíveis para comparação. Aparece no extrato na tabela de Análise de Fundos & Ativos da Carteira, no final do extrato do cliente.

2- PARA INSERIR PREÇO NO ATIVO MANUAL

Após cadastrar o ativo, será necessário inserir os preços manualmente, visto que o COE não segue a precificação do Smart.

3- PARA LANÇAR MOVIMENTAÇÃO ( Aplicação)

Após cadastrar e inserir os PUs do ativo, siga o passo a passo para lançar aplicações/compra.

Respondeu à sua pergunta?