Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesRenda FixaRenda fixa 2
Cadastro de Títulos Públicos no sistema
Cadastro de Títulos Públicos no sistema

Onde e como devem ser cadastrados títulos públicos dentro do sistema.

Flavio Paulino avatar
Escrito por Flavio Paulino
Atualizado há mais de uma semana

Os títulos públicos podem ser precificados de três formas diferentes no SmartAdvisor:


1. Curva - ou seja, com preços diários calculados seguindo a remuneração especificada na compra do papel
2. Mercado, utilizando o preço divulgado pela ANBIMA;

3. Mercado, utilizando o preço divulgado pelo Tesouro Nacional;


1. Para cadastrar um título público na curva

Para o cálculo de curva desses papéis, é sempre necessário saber:

- taxa;

- data.

LTNs e LFTs não pagam juros ou amortizações. Devem, portanto, ser cadastradas como uma Renda Fixa 1 normal - apenas especificando o mininome correto ou fazendo a descrição no nome do ativo.

Rota: Menu lateral -> Cadastro -> Ativos -> Renda fixa.

Para NTNs, o cadastro é mais específico, pois pode haver fluxo de pagamento de juros - que precisa ser descontado corretamente para o cálculo TIR / com a sua taxa de compra.

Rota: Menu lateral -> Cadastro -> Ativos -> Renda Fixa 2 - NTNs - curva TIR - Novo.

Clique no código Smart (que começa com "777") á esquerda do tipo correto da NTN que se deseja cadastrar.

1.1. Opções de Cálculo

1.1.1. Data de Compra: data em que foi comprado o papel. Deve obrigatoriamente ser igual a a data que será lançada em Operações - Renda Fixa 2 - Compra - caso contrário, a compra pode ficar "Aguardando PU" em Operações - Renda Fixa 2 - Pendências;

1.1.2. Data de Vencimento: data do vencimento da NTN. Fundamental para que o cálculo diário dos preços seja feito corretamente;

1.1.3. TIR: taxa efetiva de compra da NTN. Confira sempre se não há arredondamentos;

1.1.4. Tributação: combo com as opções de tributação disponíveis no sistema. Ao selecionar uma opção, aparece do lado direito desta a descrição detalhada do imposto. Campo importantíssimo que será utilizado:

  • para cálculo dos impostos provisionados no extrato;

  • para cálculo dos impostos que ocorrem nos resgates;

1.2. Opções de Identificação

1.2.1. Código: id do ativo no sistema. Não é um campo editável;

1.2.2. Nome: campo alfanumérico de até 300 caracteres que aparecerá nos extratos, posições e relatórios. É possível editar e colocar o nome que quiser

A sugestão do sistema é uma concatenação do tipo do ativo + data de vencimento inserida + indexador de remuneração + TIR inserida.

Sempre é possível voltar ao nome sugerido clicando sobre o botão "Editar a partir do nome sugerido" do lado direito do campo;

1.2.3. Emissor/Securitizadora: combo que lista as instituições cadastradas previamente em Cadastro - Instituições. Se a instituição desejada não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Instituições;

1.2.4. Estratégia: combo que lista as estratégias cadastradas previamente em Cadastro - Estratégias. Se a estratégia desejada não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Estratégias.

1.2.5. Risco: combo que lista os riscos cadastrados previamente em Cadastro - Risco. Se o risco desejado não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Riscos.

1.3. Opções Referentes a Tabela de Análise de Ativos no Extrato

1.3.1. Comparar Rentabilidade com: combo que apresenta os indexadores disponíveis para comparação. Aparece no extrato na tabela de Análise de Fundos & Ativos da Carteira, no final do extrato do cliente.

1.4. Informações do Ativo Base

Campos não editáveis que informam quais os dados do ativo que tem a precificação original.

2. Para cadastrar um título público à Mercado, utilizando o preço divulgado pela ANBIMA;

Rota: Menu lateral -> Cadastro -> Ativos -> Títulos Públicos - Mercado Secundário - Anbima - Novo

Clique em "cadastrar" no lado direito do ativo a selecionar

2.1. Opções de Cálculo

2.1.1. Tributação: combo com as opções de tributação disponíveis no sistema. Ao selecionar uma opção, aparece do lado direito desta a descrição detalhada do imposto. Campo importantíssimo que será utilizado:

  • para cálculo dos impostos provisionados no extrato;

  • para cálculo dos impostos que ocorrem nos resgates;

2.2. Opções de Identificação

2.2.1. Código: id do ativo no sistema. Não é um campo editável;

2.2.2. Nome: campo alfanumérico de até 300 caracteres que aparecerá nos extratos, posições e relatórios. É possível editar e colocar o nome que quiser.

Sempre é possível voltar ao nome sugerido clicando sobre o botão "Editar a partir do nome sugerido", do lado direito do campo;

2.2.3. Emissor/Securitizadora: combo que lista as instituições cadastradas previamente em Cadastro - Instituições. Se a instituição desejada não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Instituições.

2.2.4. Estratégia: combo que lista as estratégias cadastradas previamente em Cadastro - Estratégias. Se a estratégia desejada não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Estratégias.

2.2.5. Risco: combo que lista os riscos cadastrados previamente em Cadastro - Risco. Se o risco desejado não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Riscos.

2.3. Opções Referentes a Tabela de Análise de Ativos no Extrato

2.3.1. Comparar Rentabilidade com: combo que apresenta os indexadores disponíveis para comparação. Aparece no extrato na tabela de Análise de Fundos & Ativos da Carteira, no final do extrato do cliente.

2.4. Informações do Ativo Base

Campos não editáveis que informam quais os dados do ativo que tem a precificação original. Os dados que estão nesse item podem ser utilizados nas procuras das lâminas no menu Report - PUs Títulos Públicos - ANBIMA.

3. Para cadastrar um título público à Mercado, utilizando o preço divulgado pelo Tesouro Nacional;

Rota: Menu lateral -> Cadastro -> Ativos -> Títulos Públicos - Tesouro Direto - Novo

Clique em "cadastrar" no lado direito do ativo a selecionar

3.1. Opções de Cálculo

3.1.1. Tributação: combo com as opções de tributação disponíveis no sistema. Ao selecionar uma opção, aparece do lado direito desta a descrição detalhada do imposto. Campo importantíssimo que será utilizado:

  • para cálculo dos impostos provisionados no extrato;

  • para cálculo dos impostos que ocorrem nos resgates;

3.2. Opções de Identificação

3.2.1. Código: id do ativo no sistema. Não é um campo editável;

3.2.2. Nome: campo alfanumérico de até 300 caracteres que aparecerá nos extratos, posições e relatórios. É possível editar e colocar o nome que quiser.

Sempre é possível voltar ao nome sugerido clicando sobre o botão "Editar a partir do nome sugerido", do lado direito do campo;

3.2.3. Emissor/Securitizadora: combo que lista as instituições cadastradas previamente em Cadastro - Instituições. Se a instituição desejada não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Instituições.

3.2.4. Estratégia: combo que lista as estratégias cadastradas previamente em Cadastro - Estratégias. Se a estratégia desejada não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Estratégias.

3.2.5. Risco: combo que lista os riscos cadastrados previamente em Cadastro - Risco. Se o risco desejado não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Riscos.

3.3. Opções Referentes a Tabela de Análise de Ativos no Extrato

3.3.1. Comparar Rentabilidade com: combo que apresenta os indexadores disponíveis para comparação. Aparece no extrato na tabela de Análise de Fundos & Ativos da Carteira, no final do extrato do cliente.

3.4. Informações do Ativo Base


Campos não editáveis que informam quais os dados do ativo que tem a precificação original. Os dados que estão nesse item podem ser utilizados nas procuras das lâminas no menu Report - PUs Títulos Públicos - Tesouro.

Respondeu à sua pergunta?